Eles só queriam que o barco parecesse bonito e limpo para o seu grande momento ao sol.
Em vez disso, um “erro bobo” – como eles descreveram – frustrou seu sonho.
Era para ser o BNC, tripulado por Michel Quintin e Yann Rigal, que faria história ao ser o primeiro iate de duas mãos a vencer o prestigioso handicap geral no Sydney to Hobart, já que equipes de dois homens se tornaram elegíveis para vencer em 2022.
Em vez disso, em uma surpresa na véspera de Ano Novo, o troféu da Tattersall Cup para o vencedor do handicap geral de 2025 foi concedido a Min River, co-capitão por Jiang Lin e Alexis Loison.
A vitória geral é o prêmio que a comunidade náutica considera mais uma prova da habilidade de uma equipe do que uma honra na linha, que é o primeiro prêmio a cruzar a linha.
Então, o que deu errado?
Os marinheiros do BNC Yann Rigal e Michel Quintin comemoram sua chegada a Hobart, antes que tudo desse errado. (Fornecido: Cachorro Salgado)
Que regra eles violaram?
O protesto citou uma violação dos regulamentos de “velas de folha” nas Regras de Corrida Australianas.
A regra diz:
“Nenhuma lona pode ser enrolada sobre ou através de qualquer dispositivo que exerça pressão externa sobre uma lona ou cabeça da vela em um ponto a partir do qual, com o barco em posição vertical, uma linha vertical cairia fora do casco ou convés, exceto:
(a) um punho de bujarrona (conforme definido nas Regras de Equipamento de Vela) pode ser preso a um mastro, desde que um balão não esteja instalado.
Sim, é um pouco confuso. Bem-vindo a bordo do maravilhoso mundo do jargão náutico.
Tanto o BNC quanto o Min River usaram postes para “colocar pressão externa” em seus spinnakers; Porém, é o uso da vara, em combinação com a forma como o balão foi preso ao barco, que é o problema do BNC.
Você pode ver a ofensiva em ação no iate BNC aqui:
Como o BNC prendeu seu spinnaker (vela de proa em cúpula) ao gurupés enquanto usava uma vara de spinnaker. (Notícias CYCA/ABC)
A tripulação do Min River usava uma vara para manter o balão aberto, mas a forma como o balão era preso ao barco era diferente e cumpria a regra.
Isto é o que parecia:
Min River também usa uma vara de balão, mas não amarrou a vela ao barco como o BNC fez. (Notícias CYCA/ABC)
O júri que ouviu o protesto determinou que nas últimas 2 milhas náuticas a tripulação do BNC:
Ele equipou e operou seu balão assimétrico A1.5, com a amura conectada ao gurupés do barco e um mastro conectado à escota em uma extremidade e ao mastro na outra. O mastro exercia pressão externa sobre o lençol em um ponto a partir do qual, com o navio em pé, uma linha vertical cairia do casco ou do convés.
O júri concluiu que o BNC “ganhou 3 a 5 minutos em relação à navegação respeitando as regras”.
“Isto viola a regra 55.3 e nenhuma das exceções a esta regra se aplica.“
O júri concluiu também que, embora estivesse “satisfeito que o barco não violou deliberadamente” a regra, “decidiu aplicar uma penalidade discricionária” de adicionar a penalidade de tempo ao resultado do BNC.
Por que eles fizeram isso?
O doloroso disto tudo é que, segundo Quintin e Rigal, eles não estavam a tentar obter qualquer vantagem: estavam simplesmente ocupados a limpar o baralho, para entrarem em forma para o seu grande momento.
Oh.
“Como era apenas a linha de chegada, queríamos preparar o barco, limpá-lo… porque sabíamos que a mídia estava aqui”, disse Rigal.
“Decidimos juntos, vamos levantar a pole para não ter que ficar assim até a chegada, para poder preparar o barco para a mídia e para tudo que vem depois.
“A velocidade é quase a mesma.”
Os homens disseram que não sabiam na época que estavam infringindo uma regra.
“É desporto, é vida, respeitamos a decisão do júri internacional”, disse Quintin.
“Pensámos que poderíamos obter uma penalidade menor, mas essa é a escolha.“
A Tattersall Cup, ou troféu de handicap geral, que é considerada a “jóia da coroa” dos prêmios da corrida de Sydney a Hobart. (ABC News: Greg Szabo)
Dois protestos
Na terça-feira, os dirigentes da regata anunciaram que um protesto foi apresentado pelo Min River, outro iate com tripulação de duas pessoas, que terminou 54 minutos atrás do BNC.
No final das contas, Min River, co-capitão de Jiang Lin e Alexis Loison, não testemunhou o uso do mastro pelo BNC, o que é uma condição para um protesto bem-sucedido.
“As pessoas começaram a enviar um vídeo do final, então pensamos: ‘Oh, isso é interessante'”, disse Lin na quarta-feira.
Min River navegando em direção a Hobart na terça-feira. (Fornecido: Rolex/Kurt Arrigo)
O protesto de Min River teria sido considerado inválido e o BNC teria sido o vencedor, se não fosse por um protesto separado apresentado pela comissão de regata, que também discordou do uso do mastro.
Foi com base nesse protesto que o BNC foi sancionado: penalidade de 1 hora pela infração, com mais 5 minutos para possível melhora de desempenho.
Isso efetivamente deu a Min River a vitória histórica e, no processo, fez de Lin o primeiro capitão a vencer o handicap geral.
Carregando…Carregando…
Sem ressentimentos então?
Loison completou seis corridas de iate de Sydney a Hobart, inclusive com Michel Quintin do BNC, a quem ele descreveu como um bom amigo.
As equipes foram fotografadas juntas após o anúncio do resultado do protesto e eram só sorrisos.
Se as resoluções de Ano Novo são uma coisa para a equipe do BNC, pode ser revisar as regras antes da próxima vez que competirem em Sydney a Hobart.
A tripulação do BNC (esquerda) e Min River (direita) com o presidente da comissão de regata Lee Goddard (centro) após o anúncio do vencedor. (ABC noticias: Monty Jacka)