dezembro 20, 2025
stafford.jpg

O Seattle Seahawks derrotou o Los Angeles Rams na noite de quinta-feira em um dos jogos mais selvagens da temporada da NFL. Uma das razões pelas quais o Seattle conseguiu escapar com uma vitória chocante por 38-37 na prorrogação é porque eles administraram o que poderia acontecer se o A conversão de dois pontos mais louca da história da NFL.

Durante a jogada de dois pontos, os Seahawks acabaram aproveitando uma brecha nas regras que Matthew Stafford nem sabia, o que é definitivamente surpreendente porque o quarterback dos Rams viu quase tudo durante seus 17 anos na NFL.

Na jogada de dois pontos, Sam Darnold lançou um passe para trás que foi desviado por Jared Verse. A partir daí, a bola rolou para a end zone e Zach Charbonnet pegou. A jogada foi considerada incompleta em campo, mas após revisão a equipe de arbitragem decidiu que a recuperação de Charbonnet era boa para dois pontos, empatando o jogo em 30 com 6:23 do final.

Após o jogo, Stafford admitiu que ficou surpreso com o fato de a cesta de dois pontos ter contado.

“Para ser honesto, só quero saber essa regra porque pensei que nesses tipos de jogadas, como jogadas de dois pontos em dois minutos e outras coisas, você não achava que poderia ter problemas”, disse Stafford por meio de uma transcrição da equipe.

Foto do Playoff da NFL: 49ers agora no banco do motorista, ganhando o primeiro lugar na NFC após a vitória selvagem dos Seahawks sobre os Rams

Johannes Breuk

Stafford está absolutamente certo sobre uma coisa: você não pode se atrapalhar em uma conversão de dois pontos. Aqui está o que o livro de regras da NFL diz sobre isso:

“Se um fumble ocorrer por qualquer equipe após a advertência de dois minutos ou durante um Try: (a) a bola pode ser avançada por qualquer oponente. (b) O jogador que sofreu o fumble é o único jogador de sua equipe que pode recuperar e avançar a bola. (c) Se a recuperação ou recepção for feita por um companheiro de equipe do jogador que cometeu o fumble, a bola está morta e o local do próximo snap é o local do fumble, ou o local da recuperação se o local de recuperação estiver atrás do local da bola atrapalhar.”

Com base na forma como está escrito, Stafford entende a regra de que Darnold o atrapalhou e como um fumble não pode ser auxiliado por ninguém além do jogador que sofreu o fumble, a cesta de dois pontos não deveria ter contado, já que não foi Darnold quem recuperou a bola na end zone. No entanto, é aqui que entra em jogo a lacuna no livro de regras.

Se a bola cair no chão devido a um passe para trás, aplicam-se regras diferentes. Vamos revisitar o livro de regras da NFL:

“PASSE PARA TRÁS: Um corredor pode lançar um passe para trás a qualquer momento (3-21-4). Os jogadores de qualquer equipe podem avançar após receber um passe para trás ou recuperar um passe para trás após atingir o solo. Qualquer snap do centro é um passe para trás.”

Como afirma a regra, um jogador de “qualquer time” pode recuperar um passe para trás mesmo depois de atingir o solo, portanto, esta jogada não é o mesmo que um fumble. A diferença aqui é que se o pass rusher do Rams tivesse apenas roçado no braço de Darnold enquanto lançava a bola, a jogada poderia ter sido considerada um fumble e, nesse caso, a recuperação não teria contado. No entanto, o replay mostrou claramente que Darnold não foi tocado ao lançar o passe para trás, então a regra relativa ao passe para trás estava em vigor e a recuperação de Charbonnet foi legal.

Geralmente, apenas as jogadas de pontuação e as viradas devem ser revisadas automaticamente, mas as conversões de dois pontos também podem ser revisadas pela pontuação sem usar um desafio. O Replay Assistant também tem a capacidade de iniciar uma revisão para verificar “se um passe foi para frente ou para trás”.

Voltemos ao livro de regras:

“Quando uma decisão em campo é incompleta e o passe foi claramente para trás, a bola será concedida no ponto de recuperação à equipe que a recuperar na continuação imediata da ação. Se não houver recuperação óbvia, a bola será concedida à última equipe com posse de bola no ponto onde a posse foi perdida.

Numa situação como essa, você pega a bola onde quer que tenha ocorrido a recuperação. Se Charbonnet tivesse recuperado a bola na linha de jarda-1 e depois entrado na end zone, a cesta de dois pontos não teria contado porque a bola teria sido colocada onde ocorreu a recuperação. Se Charbonnet não tivesse pegado a bola, a jogada teria sido declarada morta e a conversão de dois pontos teria falhado.

Houve também outro elemento polêmico na jogada: pelo menos um árbitro apareceu para apitar.

No caso de um apito ser soado enquanto a bola estiver no chão, os árbitros poderão ir ao replay para ver se alguma das equipes fez uma recuperação clara e distinta. Voltemos ao livro de regras novamente:

“Quando a decisão em campo resultar em bola morta (por exemplo, pontuação, descida por contato, passe incompleto, etc.), e após revisão do replay for determinado que a posse foi perdida antes que a bola fosse considerada morta, a posse pode ser concedida a um jogador que recupera claramente uma bola perdida durante a ação de acompanhamento imediato.”

Neste caso, Charbonnet teve uma recuperação clara.

Resumindo, os Seahawks usaram inadvertidamente várias regras obscuras em seu benefício. Após o jogo, o técnico do Rams, Sean McVay, ainda estava tentando descobrir o que aconteceu.

“Nunca vi nada parecido com o que aconteceu na conversão de dois pontos, onde você está fazendo fila para o pontapé inicial e então eles dizem que é um fumble porque tiveram uma recuperação clara e óbvia. Agora você pega e faz um jogo de 30-30”, disse McVay após a derrota. “Muito interessante. Não recebi uma explicação clara de tudo o que aconteceu apenas por causa do momento em que aconteceu. Eles tentaram ser capazes de fazer isso, mas foi o que eu disse. Nunca vi nada parecido ou fiz parte disso. Cresci com esse jogo. Não estou inventando desculpas. Não fazemos isso. Não acredito nisso. Isso não nos leva adiante, mas queremos clareza e compreensão das coisas que podemos fazer para minimizar isso quando derrubarmos o conversão de dois pontos.”

Este foi um grande jogo para ambas as equipes. Com a vitória, os Seahawks agora controlam o caminho para o título da NFC West e o primeiro lugar na NFC. Se Seattle vencer os dois jogos finais, os Seahawks ficarão com o primeiro colocado (os 49ers também podem ficar com o primeiro colocado se vencerem, então há essencialmente dois times controlando seu próprio destino quando se trata do primeiro colocado na NFC). Quanto aos Rams, agora eles têm que torcer para que os 49ers ou Seahawks cometam um erro nas próximas semanas, mas se isso não acontecer, LA entrará nos playoffs como um time wild-card, o que significa que terão que jogar um jogo fora de casa na rodada de abertura.

Uma coisa com que Rams e Seahawks não precisam se preocupar é perder a pós-temporada. Os Seahawks garantiram oficialmente uma vaga nos playoffs com sua vitória na noite de quinta-feira, enquanto os Rams abriram oficialmente sua vaga nos playoffs na semana 15.



Referência