OWINGS MILLS, Maryland – O técnico do Baltimore Ravens, John Harbaugh, quer mais esclarecimentos sobre a regra de recepção da NFL depois que o touchdown de Isaiah Likely foi anulado na derrota de domingo por 27-22 para o Pittsburgh Steelers.
“Está tão claro quanto lama agora”, disse Harbaugh na segunda-feira. “É assim que penso.”
Os árbitros inicialmente decidiram que Likely marcou em um passe de 13 jardas de Lamar Jackson – o que daria aos Ravens uma vantagem de um ponto faltando 2:43 para o final – apesar do tight end ter perdido a bola na end zone.
Mas menos de um minuto depois, o árbitro Alex Moore anunciou que era uma incompletude. A bola provavelmente foi colocada em campo pelo cornerback do Steelers, Joey Porter Jr., antes de dar o terceiro passo para a end zone. Mark Butterworth, vice-presidente de Instant Replay da NFL, explicou em um relatório de pool no domingo que a terceira etapa é “uma ação comum ao jogo” e deve ser concluída antes de poder ser classificada como um touchdown.
De acordo com a Regra 8, Seção 1, Artigo 3, um passe para frente é concluído quando um jogador assegura o controle da bola, toca o solo com os dois pés ou com qualquer parte do corpo que não seja as mãos e depois de ter “executado claramente qualquer ação usual do jogo (por exemplo, esticar a bola para frente, dar um passo extra, dobrar a bola e virá-la em direção à quadra, ou desviar ou desviar de um oponente), ou ele mantém o controle da bola por tempo suficiente para fazê-lo. “
Harbaugh ligou para a liga na segunda-feira e conversou com Perry Fewell, vice-presidente sênior do conselho de arbitragem da NFL, e Walt Anderson, analista de regras oficiais da NFL. Houve discussão sobre as chamadas anuladas no quarto período: o touchdown de Likely e a interceptação de Aaron Rodgers de Baltimore.
“Não esclareceu nada”, disse Harbaugh. “Não ficou mais fácil entender nenhum dos dois apelos. É muito difícil entender como eles foram derrubados, mas eles foram e aí está.”
Quando questionado se o provável touchdown anulado custou o jogo aos Ravens, Harbaugh respondeu: “Você nunca sabe o que custou o jogo.”
A derrota deixou os Ravens por 6-7 – um jogo atrás do primeiro colocado Steelers na AFC North, faltando quatro semanas para o fim.
Harbaugh disse que a liga reconheceu que tomou a decisão errada na penalidade desnecessária de Travis Jones no field goal de 32 jardas dos Steelers no segundo quarto. Em vez de um field goal, os Steelers marcaram um touchdown uma jogada após o pênalti, o que significa que conseguiram quatro pontos extras nessa tentativa.
Moore disse a um repórter de sinuca após o jogo que Jones fez contato “forçado” e “desnecessário” com o pargo longo, mas Jones não deveria ter sido penalizado porque não fez nenhum contato com a cabeça ou pescoço.
“Essa é a regra”, disse Harbaugh. “Não se trata de atropelar um jogador tentando bloquear uma cesta de campo, isso não tem nada a ver com isso. É um contato forçado na região da cabeça e pescoço”.